segunda-feira, 19 de maio de 2014

INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO

No processo de industrialização, o produto passa pelas etapas de beneficiamento, embalagem e distribuição. O beneficiamento é todo o trabalho de tratamento e preparo da matéria-prima para a produção do produto final. Para explicar a etapa de beneficiamento, tomamos como exemplo o aço.
Na indústria do aço o beneficiamento é um dos principais processos para metais que requerem esforços, pressões, estiramentos, entre outros métodos que adaptem o metal para determinado tipo de produto. Os processos de beneficiamento para o aço visa ajustá-lo , entendido como parte da elaboração de peças metálicas.
 O beneficiamento do aço é aplicado para a peça de metal se tornar mais resistente, com mais tenacidade e dureza. O beneficiamento torna o metal um material mais duro. Esse tipo de beneficiamento consiste em duas etapas básicas, a têmpera e o revenimento, mas isso depende das especificações exigidas pelo cliente que utilizará o metal adaptado para determinada finalidade.
 Podemos exemplificar também pelo processo de beneficiamento do arroz, nesse setor há as empresas de empacotamento, responsáveis também pelo beneficiamento do arroz. Depois de ser produzido em grande escala, o arroz precisa ser descascado e tratado para depois ser encaminhado para o empacotamento e distribuição. O beneficiamento desse produto gera resíduos que podem afetar o meio ambiente,  o resíduo que mais chama atenção, a casca, preocupa pela sua alta quantidade e pela demora de ser absorvido naturalmente pelo meio ambiente. Portanto, a indústria de beneficiamento exige a gestão de resíduos.
 O farelo de arroz gerado no processo pode ser reaproveitado para a produção de óleo e ração, os grãos quebrados podem ser utilizados como matéria-prima na produção de farinhas de amido pré-cozido, e a casca na produção de papel.
 Na indústria do vidro, a empresa de beneficiamento desse setor é capaz de transformar o vidro comum em temperado, referido como blindex, produzido para ser comercializado em vidraçarias, construtoras e serralheiras.
 Portanto esse tipo de indústria visa transformar ou preparar uma matéria-prima para uma etapa seguinte de industrialização, seja para disponibilizá-la como insumo ou produto final pronto para ser comercializado.

 Fernando Rebouças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário