quinta-feira, 20 de março de 2014

INDÚSTRIAS DE BENS DE PRODUÇÃO

O setor industrial de bens de produção  é responsável pela transformação de matérias-primas do estado bruto para bens de produção e de consumo. Os bens de produção são máquinas, equipamentos e demais instalações industriais utilizadas nessa transformação.
Quando falamos em matérias-primas também podemos nos referir à energia condicionada em forma de serviço, essas indústrias costumam se localizar próximo às fontes de matéria-prima e de modais que facilitem o transporte de escoamento da matéria transformada.
 Geralmente, a matéria-prima é retirada da natureza na forma bruta. Esse setor industrial também produz e fornece máquinas específicas para tais transformações em setores como o siderúrgico, mineração, químicos, entre outros. Abrange também indústrias relacionadas a área de infraestrutura em setores estratégicos como o de transporte, energia, saneamento e construção civil.
 Essa modalidade industrial serve de base para o surgimento e desenvolvimento de outros tipos de indústria. Também é referida como indústria pesada quando relacionada à transformação de matéria bruta em grandiosa quantidade.
 As siderúrgicas, por exemplo, transformam metais extraídos da natureza (solo, minas e galerias rochosas) em aço e chapas de ferro, geralmente, são extraídos minério de ferro. O setor metalúrgico utiliza o aço e as chapas de ferro na fabricação de peças que serão utilizadas pela indústria automobilística. O carro é produzido pelas indústrias de bens de consumo.
 Numa visão geral, ao transformar a matéria-prima bruta num bem a ser utilizado por outros tipos de indústria, principalmente, a de bem de consumo, o setor industrial de bens de produção trata a matéria para a obtenção de um insumo cuja qualidade e eficiência de aplicação é fundamental para a produção de material, peças e maquinaria essencial para toda a cadeira industrial.
 É um setor estratégico, necessitado de constantes inovações tecnológicas, de normas de segurança do trabalho e, principalmente, que seja regido pelos aspectos de sustentabilidade em respeito ao meio ambiente, fonte de toda a matéria-prima.
Fernando Rebouças

Um comentário: