quarta-feira, 16 de outubro de 2013

PROBLEMAS ECONÔMICOS NOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS

Produtos primários principais fontes de exportação de paises subdesenvolvidos.
Problemas econômicos ou mesmo dificuldades dessa ordem podem ocorrer em qualquer lugar do mundo, mesmo nos países centrais, no entanto, nos países periféricos as crises econômico-financeiras são mais freqüentes devido à fragilidade da economia entre outros fatores.
 Para explicar as causas dos problemas econômicos em países subdesenvolvidos é necessário realizar uma profunda abordagem, pois são vários os fatores Dentre os principais estão:

• Dependência econômica em relação às atividades primárias: corresponde à extrema dependência em relação às atividades como a agricultura, extrativismo e mineração. Os países subdesenvolvidos têm grande parcela da população envolvida no setor primário e os produtos desse são responsáveis pelo maior volume de exportação. O ponto negativo do processo é que produtos primários possuem pouco ou nenhum valor agregado, ou seja, é de baixo valor, além disso, o setor primário está propicio às variações do mercado. Enquanto que os produtos industriais possuem um valor agregado oriundo do trabalho ou das informações contidos na mercadoria.
 • Dependência econômica e tecnológica: isso é resultado da forte influência exercida pelas empresas multinacionais que são os principais centros produtivos nos países subdesenvolvidos, exemplo disso são as indústrias automobilísticas que são quase na totalidade estrangeira, em suma as economias dos países em questão dependem dos capitais internacionais. Essa realidade é negativa para os países menos desenvolvidos economicamente, pois as empresas transnacionais sempre vão buscar atender seus interesses e não dos países em que estão instaladas suas filiais, além disso, o resultado de suas atividades, o lucro, não permanece no país, pois migra para a nação sede, no qual eleva cada vez mais sua economia.
Eduardo de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário