quinta-feira, 5 de setembro de 2013

KAPPA ANDROMEDAE

O corpo celeste Kappa Andromedae se mantém em orbita como uma enorme estrela, da constelação Andromeda, de tonalidade branca e azul, cuja distância é de 170 anos-luz do Planeta Terra. Com magnitude aparente de mais de 4,15, possui 13 vezes mais massa do que Júpiter, considerada uma estrela de Classe B (cujo parâmetro se baseia na temperatura da fotosfera). Foi fotografado em Novembro do ano de 2012, pelo Telescópio Subaru. Alguns cientistas afirmam se tratar de um Exoplaneta (nome designado a planetas que pertencem a um sistema planetário divergente da Terra - estima-se que existam mais de 800 Exoplanetas em órbita), outros o caracterizam como Anã Marrom (mais conhecidos como "elo perdido", pois são objetos de baixa luminosidade, sendo incapazes de gerar hidrogênio devido a sua enorme massa).
 Além de Andromedae, no chamado Céu Profundo existem outros objetos e constelações como a conhecida M31, cujo núcleo é oval, a M32, cujo brilho é o mais intenso de todos, com formato elíptico é a que se sobressai e melhor visualizada por grandes telescópios. A M110 ou NGC 205, é uma galáxia menor e menos brilhante, a NGC 752 cuja localização está a 4 graus de Andromedae, a NGC 891, com formato espiral e a NGC 7662, chamada de "A Bola de Neve Azul", por ter tonalidades azul e verde, e ser de fácil visibilidade, encontra-se do lado Oeste de Andromedae.
 O termo Andromedae é derivado de uma estrela maior, chamada Alpheratz, em referência a cabeça de Andrómeda (princesa da mitologia que mais brilha). Para se formar os nomes das estrelas, utiliza-se o genitivo Andromedae. Kappa Andromeade já foi chamado de Super-Júpiter , faz parte do chamado Grupo de Estrelas Duplas, juntamente com Gamma1 e Gamma2, de magnitude de 5.5 a 6.3, de coloração azul e dourada, Pi Andromedae, de vastos 4.4 de magnitude, Tau Andromedae com 5.10, Omega Andromedae com 5.12 e Phi Andromedae cuja órbita possui mais de 370 anos e 6.5 de magnitude.
Ana ADami.

Nenhum comentário:

Postar um comentário