quinta-feira, 12 de setembro de 2013

GEOGRAFIA DA ALEMANHA

A Alemanha está localizada na Europa central, é um país banhado pelo mar do Norte e Báltico. Possui fronteiras com os Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça, Áustria, República Tcheca, Polônia e Dinamarca.
 A área total do país é de 357.021 km², dividida em 13 estados e três estados livres, a capital é Berlim. O idioma oficial é o alemão. A localização do país é estratégica na região da planície da Europa Setentrional ao longo da entrada do mar Báltico.
O território alemão se estende desde as montanha dos Alpes no sul do país até a costa do mar do Norte e do mar Báltico no norte. Na área central há terras altas, florestas. No norte da Alemanha predominam as terras baixas.
Relevo
As terras baixas recebem os cursos dos rios Reno, Danúbio e Elba. O ponto mais elevado do país é o Zugspitze, com altura de 2962 metros no sul até às costas do mar do Norte e do mar Báltico no norte. O ponto mais baixo da Alemanha é o Neuendorfer/Wilstermarsch, com -3,54 metros, atravessado por pelos rios Reno, o Danúbio e o Elba.
O relevo da Alemanha é dividido em amplas planícies ao norte e montanhas que se estendem do centro ao sul do país. Nas áreas verdes há a vegetação de campo, pântanos e charnecas.
Há a região do maciço central com serras e planaltos perpassadas por diversos rios e recôncavos. O maciço Mittelgebirge estende-se de leste a oeste pelo centro da Alemanha
Clima
O clima na Alemanha é imprevisível. No ápice da estação do verão, o dia pode ser quente e ensolarado e o dia posterior frio e chuvoso. Há condições climáticas extremas, com ocorrência de secas severas, tornados, tempestades de granizo, frio e muito calor. Ocorreram duas grandes inundações nos últimos anos, sendo as inundações algo raro no país. Na Alemanha não há registros de terremotos.
Além de imprevisível, na Alemanha o clima é moderado, os verões são quentes e os invernos, frios, havendo a ocorrência rara de geada e neve. O país recebe grande volume pluviométrico, pois lá chove o ano todo, principalmente no mês de julho. No verão, as tempestades desencadeiam raios e trovões. No inverno, os lagos e canais do país congelam. A temperatura media é de 2ºC no inverno e 24ºC no verão.
Para quem viaja para a Alemanha, aconselha-se levar roupas leves no verão, e quentes no inverno, além de capa de chuva , independente da época do ano em que se está viajando.

 Fernando Rebouças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário