quinta-feira, 29 de agosto de 2013

GEOGRAFIA DO AFEGANISTÃO

O Afeganistão, país situado no sudoeste asiático, tem 652.090 Km², não tem saída para o mar e faz fronteiras (ao longo de 5.529 km) com os seguintes países: China (nordeste), Irã (oeste), Paquistão (leste e sul), Tadjiquistão, Turcomensitão e Uzbequistão (com estes três últimos ao norte). Sua capital é Cabul. O território afegão, formado por planaltos e montanhas, está atravessado de leste a oeste por sua principal cordilheira, chamada Hindu-Kush, que, em seu ponto mais alto, atinge 7.485 m de altitude (Nowshak). A menor altitude é encontrada no rio Amu Dária (258 m de altitude).
 Os principais rios afegãos são o Amu Dária, na fronteira com o Tadjiquistão, o Cabul, afluente do rio Indo, o Helmand, o mais longo do país, situado ao sul e o Hari Rud, ao oeste. Exceto o Cabul, todos os outros rios desembocam em lagos ou pântanos.
 As plantas se assemelham às das planícies e desertos do oriente médio. Bosques de cedros, pinhos e outras coníferas estão entre 1.830 e 3.660 metros de altitude. Em alturas inferiores, existem arbustos e aveleiras (cujo fruto é a avelã), pistache e o fresno. Abaixo dos 900 m de altitude, a vegetação é bem escassa e é composta por arbustos e ervas.
 A fauna afegã é composta por dromedários e camelos, cabras montanhesas, ursos, gazelas, lobos, chacais, pumas e raposas. O galgo afegão é conhecido por ser um animal muito belo e útil, visto que é utilizado para caçar. Também existem aves aquáticas, faisões, codornas e um grande número de outros pássaros. Além disso, existe um ovino, naquele país, chamada ovelha Karakul, muito famosa pela beleza e qualidade de sua pele.
 Devido a grande altitude do território afegão, o clima (continental) varia muito em um mesmo dia. Durante o dia, as temperaturas podem oscilar de 0 a 38°C. Durante o verão já foram registradas temperaturas de até 49°C. Cabul, situada a 1.830 m de altitude tem invernos frios e verões agradáveis. Jalalabad (550 m acima do nível do mar) tem um clima subtropical, enquanto Kandahar (1.070 m de altitude) possui clima temperado.
 No Afeganistão a precipitação anual média é de 305 mm, o período em que mais chove ocorre entre outubro e abril. As tormentas de areia são freqüentes nos desertos e planícies áridas. O Afeganistão é constantemente abalado por sismos. Grande parte do território afegão é formada por regiões desérticas ou semidesérticas. Existem vales férteis muito povoados, exemplo disso é o Herat, situado a noroeste do país.
Thais Pacievitch

Nenhum comentário:

Postar um comentário