terça-feira, 7 de maio de 2013

África Austral

A África Austral é a região sul do continente africano, é margeada pelo Oceano Índico na costa oriental e pelo Atlântico no ocidental. Também é conhecida como África Meridional e é formada por África do Sul, Angola, Botswana, Lesoto, Madagascar, Malawi, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia e Zimbabwe.
Os estudiosos dizem que há dois modos diferentes de vida nesses países, um antes da colonização europeia e outro depois da independência desses países, porém, nos dias atuais, nota-se uma conexão entre as culturas distintas de cada modo de vida. Essa união de heranças está construindo uma nova identidade e um novo olhar na África Austral.
Entre os costumes religiosos e culturais da raiz africana se faz presente o processo de urbanização e industrialização que gera novos costumes “importados do ocidente” pelas empresas e seus investidores, e pelos veículos de comunicação, muitas vezes, monitorados de perto pelos governos locais, onde a democracia demonstra imaturidade ou heranças de fases de ditaduras pós-colonização implantadas ainda nos processos de independência política desses países.
Tradicionalmente, antes da colonização europeia, os grupos tradicionais da África não adotavam padrões de medidas para o tempo, distância geográfica, peso e para outros cálculos do dia a dia, não havia o entendimento do tempo como uma linha marcada pelo passado , presente e futuro, essa visão foi inserida pelos europeus, antes os africanos consideravam a concepção de um passado remoto de seus ancestrais e de um futuro imediato ligado somente ao presente.
Em relação ao setor da saúde, os governos desses países recebem ajuda externa, como da ONU, para combater doenças, formar médicos e implantar sistemas de saúde, porém, tradicionalmente, muitas comunidades buscam os curandeiros locais como única alternativa , misturando a medicina tradicional com a feitiçaria. Para os africanos, o feiticeiro é aquele que possui capacidade para se comunicar com os antepassados dentro das crenças das religiões africanas.
Apesar das dificuldades sociais, essa região africana reúne economias emergentes como as da África do Sul e Angola, que possuem reservas de petróleo, gás e diamantes. Porém, países de baixo nível de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) como Moçambique, Madagascar e Namíbia.
Fernando Rebouças



Nenhum comentário:

Postar um comentário