terça-feira, 30 de abril de 2013

GOLFO DO MÉXICO

É denominado Golfo do México (em espanhol: Golfo de México; em inglês: Gulf of Mexico) a bacia oceânica que margeia boa parte das Américas do Norte e Central. O Golfo do México constitui o nono maior corpo d’água no mundo e é conhecido como o “Mediterrâneo das Américas”. Seus limites a norte são os estados norte-americanos da Flórida, Alabama, Mississippi, Louisiana e Texas; a oeste, temos mais cinco estados mexicanos: Tamaulipas, Veracruz, Tabasco, Campeche e Iucatã; e finalmente, a sudeste, está a ilha de Cuba. Medindo cerca de 1600 km de leste a oeste e 560 km de norte a sul, a região do golfo abrange cerca de 600 mil km², uma área maior que a do estado de Minas Gerais.
A bacia do golfo se assemelha a um grande poço com uma borda larga e rasa. De fato, cerca de 38% de suas águas são rasas. Já as águas da plataforma continental (de menos de 200 m) e do talude continental (entre 200-3000 m) representam 22% e 20%, respectivamente, sendo que as áreas mais profundas (de cerca de 3.000 m) compreendem os 20% restantes. A região de maior profundidade é o chamado Deep Sigsbee, localizado no quadrante sudoeste, que contém pontos que atingem até 4.384 m. A bacia contém um volume total de 2.434 mil quilômetros cúbicos de água (6.43 x 1017 ou 643 quatrilhões de litros). As regiões litorâneas do Golfo do México, são bastante populares na prática de todo o tipo de esporte aquático, alimentando uma indústria turística de vinte bilhões de dólares. Além das atividades de lazer, o comércio também é explorado em grande escala. O porto de South Louisiana (em Nova Orleans) e o de Houston (no Texas) estão entre os dez portos mais movimentados do mundo, considerando seu volume de carga. Abaixo dos dez maiores, a área do golfo do México abriga ainda sete portos marítimos de grande escala.
Acredita-se que o golfo do México foi formado há aproximadamente 300 milhões de anos atrás. Apesar das várias teorias sobre o mecanismo exato de sua formação, hoje prevalece a ideia de que o processo se deu a partir da subsidência do fundo do mar. O movimento das águas do golfo se inicia a partir do estreito de Iucatã, a sudoeste, e faz um movimento circular, numa espécie de “loop” através do estreito da Flórida, formando assim a chamada Corrente do Golfo, que muitas vezes dá origem a redemoinhos ou ainda a ciclones, que frequentemente irão afetar a região sul dos Estados Unidos.
Emerson Santiago.


Nenhum comentário:

Postar um comentário