terça-feira, 2 de abril de 2013

ANGOLA

País situado na costa ocidental da África, ex- colônia de Portugal , Angola adquiriu sua independência em 1975. A capital do país é Luanda. É o segundo maior produtor de petróleo e exportador de diamante da África subsaariana, 65 % do petróleo angolano provém de Cabinda.
O termo Angola é derivado do vocábulo bantu “N´gola”, termo que intitulava os governantes de uma região a leste de Luanda, no século XVI. Nesta época iniciou-se o estabelecimento de portos comerciais portugueses nos tempos de colônia.
Na fase colonial, o país chegou ser invadido pelos holandeses, expulsos pela exposição do luso-brasileiro Salvador Correia de Sá em 1648. De 1961 a 2002, o país viveu tempos de conflitos políticos e civis contra o domínio português e entre a guerra civil que se instaurou entre os partidos de Angola em 1975.
A política era acirradamente dividida entre três grupos : Movimento Popular de Libertação de Angola, União Nacional pela Independência Total de Angola, e Frente Nacional de Libertação de Angola.
O país é divido em 18 províncias, cujos governadores são nomeados pelo presidente. Angola segue a Lei Constitucional de 1992 , que determina a estrutura de poder e direitos e deveres do cidadão.
Antes da era colonial, os angolanos usavam colares e conchas como meio de troca comercial. A moeda vigente é o Kwanza sob a lei 11/99 , circulando em notas de Kz 1,00 ; Kz 5,00; Kz 10,00; Kz 50,00; e Kz 100,00.
Fernando Rebouças

Nenhum comentário:

Postar um comentário