sexta-feira, 25 de maio de 2012

BASCOS

Os bascos são um grupo étnico que habita partes do norte da Espanha e do sudoeste da França. Os bascos, sendo nativos de Navarra, são predominantemente encontrados na região conhecida como País Basco, consistindo de quatro províncias na Espanha e três na França, localizadas em volta da borda ocidental dos Pirineus na região costeira do golfo de Biscaia.
Acredita-se que os bascos sejam remanescentes dos primeiros habitantes da Europa Ocidental, mais especificamente daqueles que habitavam a região franco-cantábrica. Tribos bascas foram mencionadas no período romano, por Estrabão e Plínio, o Velho, incluindo os vascones, os aquitanos, entre outros. Existem evidências suficientes de que eles já falavam o basco naquele tempo.[carece de fontes] No início da Idade Média o território entre o rio Ebro e o Garonne era conhecido como Vascônia, tendo sido unificado sob a nobreza castelhana. Depois das invasões muçulmanas e da expansão dos francos sob Carlos Magno, o território se fragmentou, e eventualmente o Reino de Castela e o Reino de Pamplona surgiram como os principais estados com população basca no século IX. Este último estado, que passou a ser conhecido posteriormente como Reino de Navarra, experimentou um processo de feudalização, e acabou tendo que se submeter à influência de seus vizinhos mais poderosos, como Aragão, Castela e França. Castela anexou partes do território de Navarra no século XI, XII e de 1512 a 1521. O restante de Navarra acabou anexado pela França.
Ainda assim as províncias bascas gozaram de alguma forma de auto-governo até o acontecimento da Revolução Francesa, ao Norte, e das guerras de motivação principalmente religiosa, ocorridas ao Sul, denominadas Guerras Carlistas, onde tentou-se estabelecer uma monarquia teocrática católica. Desde então, apesar do atual estatuto de autonomia do País Basco, estabelecido pela Constituição Espanhola, diversos elementos da sociedade basca ainda estão lutando por um Estado completamente separado (ver nacionalismo basco), inclusive através de terrorismo e luta armada.
Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário