segunda-feira, 19 de março de 2012

AMÉRICA CENTRAL

A América Central é a parte do continente americano que une a América do Sul a América do Norte. Ao norte é limitada pela Península de Iucatã (México) e ao sul pela Colômbia. É dividida em duas partes: Ístimica (parte continental que liga a parte sul com a norte da América) e Insular (ilhas).
Informações importantes sobre a América Central: 
 - A América Central é banhada por dois oceanos: Atlântico (leste) e Pacífico (oeste).
- A área da América Central é de, aproximadamente, 540 mil km2.
- O continente está assentado na Placa Tectônica Caribeana;
- A maioria dos países da América Central tem o espanhol como idioma oficial;
- Muitos países da América Central possuem economias pouco desenvolvidas e baseadas na agricultura, turismo e pequenas indústrias;
- O mar da caraíbas banha as ilhas da América Central. Em função do nome deste mar, esta região é conhecida como Caribe.
- Os seguintes países fazem parte da América Central: Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Cuba, Dominica, República Dominicana, Granada, Haiti, Jamaica, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago.
- Além destes países, localizam-se  na América Central algumas dependências. Os Estados Unidos possuem as seguintes dependências: Porto Rico, Ilha Navassa e Ilhas Virgens dos Estados Unidos. A França possui São Bartolomeu e São Martinho. A holanda possui Aruba e Antilhas Holandesas. O Reino Unido possui Anguila, Ilhas Cayman, Monserrat, Ilhas Virgens Britânicas e Ilhas Turcas e Caicos.
- Existem ainda os territórios ultramarinos que não são dependências, mas sim parte do território de outros países que estão situados na América Central. Guadalupe e Martinica fazem parte do território francês. Ilha das Aves faz parte do território venezuelano. Arquipélago de Santo André faz parte da Colômbia.
- O clima tropical é o predominante na América Central;
- Os principais rios da América Central são: rios Lempa, Ulúa, Coco, Usumacinta e Motagua.
- Os principais lagos da América Central são: lagos Gatún, Nicarágua e Manágua;
- A biodiversidade da América Central é riquíssima, pois existem várias florestas tropicais com grande quantidade de espécies animais e vegetais;
- A religião predominante é a católica, porém as igrejas evangélicas vem crescendo muito nos últimos anos. Há também a prática de religiões de origem africana em diversos países.
SUA PESQUISA

Nenhum comentário:

Postar um comentário