quinta-feira, 10 de novembro de 2011

FLORA E FAUNA EUROPÉIA

Acompanhando a diversidade climática, a Europa apresenta cinco regiões botânicas. A tundra é uma região gelada que desenvolve um tapete vegetal composto por arbustos, musgos e liquens. Aparece nas áreas mais setentrionais da Europa (Escandinávia, Islândia, Rússia). A faixa situada ao sul dessa área é coberta pelo bosque boreal de coníferas (pinheiros, abetos, lariços).
O bosque temperado se estende ao longo da costa atlântica (faias, carvalhos, tílias) e limita-se, a leste, com a estepe, cuja vegetação gramínea se prolonga da Hungria à Ucrânia. Ao sul do bosque temperado predominam a vegetação mediterrânea de bosque perenifólio (pinheiros, azinheiras e sobreiros) e formações arbustivas de maquis (em solos graníticos) e garrigue (em solos calcários).
A Europa se inclui na região zoogeográfica paleártica. A ação do homem reduziu o número e a extensão geográfica das espécies selvagens européias. Na zona mais setentrional vivem animais de peles finas, como a rena e a foca. Nos bosques temperados habitam o urso pardo, a raposa, o lince e a lontra, enquanto na área mediterrânea abundam lebres, javalis, perdizes e faisões. A montanha apresenta uma fauna peculiar (o alce e o cabrito montês). São abundantes as aves e os pássaros, muitos dos quais migram entre as diversas regiões européias ou entre a Europa e a África.
Fonte: Enciclopédia Barsa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário