terça-feira, 18 de outubro de 2011

BAÍA DE PARANAGUÁ

A baía de Paranaguá, a mais importante do sul do Brasil, se destaca não apenas pela extensão e importância econômica de seu porto, mas também pela localização em área de atração turística.
Situada no sul do estado do Paraná, entre a ponta Inácio Dias e a ponta do Sul, a baía de Paranaguá tem 667km2 de superfície, quarenta quilômetros de extensão e vinte de largura. Em termos nacionais, Paranaguá só perde em tamanho para a baía de Todos os Santos, na Bahia. Liga-se ao oceano Atlântico por três barras: a de Superagui, ao norte, entre a praia desse nome e a ilha das Peças; a barra Grande, entre a ilha das Peças e a do Mel; e a barra do Sul, entre a ilha do Mel, uma das principais atrações turísticas da região, e o continente.
No interior da baía de Paranaguá encontram-se diversas ilhas, entre elas as de Cotinga, Rasa, das Pedras, das Palmas e das Cobras, e enseadas próprias para a construção de portos. Na margem sul situa-se a cidade histórica de Paranaguá e o porto de mesmo nome, fundado em 1585 por exploradores portugueses e uma das mais importantes vias de escoamento das exportações de cereais, café, erva-mate, feijão e banana, entre outros produtos.
Fonte: Enciclopédia Barsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário