segunda-feira, 19 de setembro de 2011

EUROPA: CLIMAS

A Europa apresenta grande variedade climática. Os diferentes tipos de clima são determinados pela configuração topográfica, que permite a penetração, no interior do continente, da influência moderadora do oceano Atlântico. Distinguem-se três domínios climáticos: o oceânico, o continental e o mediterrâneo.
O clima oceânico se estende pela faixa ocidental desde a Noruega até Portugal. As chuvas são abundantes e bem distribuídas ao longo de todo o ano, e os contrastes térmicos, moderados. Todavia, a latitude e a proximidade do mar geram grandes diferenças de temperaturas, mais frias no norte e no interior do continente.
O clima continental predomina na Polônia, no leste da Alemanha, nas regiões banhadas pelo Danúbio, na Suécia, na Finlândia, nos países bálticos e nas regiões européias da antiga União Soviética. As precipitações, menos freqüentes do que no clima oceânico, concentram-se no verão. As médias mensais de temperatura apresentam grandes contrastes. Assim, entre o mês mais frio e o mais quente, registram-se diferenças de mais de 20o C. Os verões são curtos e quentes e os invernos, determinados pelas altas pressões barométricas, longos e muito frios.
O clima mediterrâneo apresenta na Europa uma extensão excepcional em virtude do longo corredor formado pelo mar Mediterrâneo, que atrai as massas de ar atlânticas no outono e no inverno. As precipitações são escassas e se repartem entre o inverno e as estações intermediárias. As temperaturas são suaves no inverno e quentes nos longos e secos verões. Esse clima abrange sobretudo o sul da França, a Espanha, a Itália e a Grécia.
Fonte: Enciclopédia Barsa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário