segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O CLIMA DA ÁFRICA

A distribuição climática da África é basicamente determinada pela latitude das diferentes regiões, estruturadas em faixas simétricas nos hemisférios norte e sul, a partir da linha do equador, que passa pelo centro do continente. Distingue-se em primeiro lugar uma zona de clima equatorial (bacia do Congo, Gabão, Camarão, orla sul do golfo da Guiné e zonas elevadas da África oriental), extremamente úmida e de temperatura elevada, embora moderada pelas chuvas constantes; a oscilação térmica é reduzida, com médias de 25o C. Estendem-se em seguida duas zonas tropicais, ao norte (Sudão) e ao sul (bacia do Zambeze), com estação úmida no verão e seca no inverno.
O Saara e o Kalahari, respectivamente nos hemisférios boreal e austral, constituem duas extensas faixas de clima desértico, muito seco e de grandes amplitudes térmicas -- altas temperaturas durante o dia e rápido esfriamento à noite. Por último, os extremos setentrional e meridional do continente -- o Atlas e a região do Cabo --_ apresentam clima de tipo mediterrâneo seco, com chuvas na primavera e no outono e estiagem no verão. A altitude oceânica e os cursos fluviais introduzem algumas variantes climáticas regionais no esquema geral.
Fonte: Barsa


16 comentários:

  1. obrigada mais eu queria saber se era clima quente ou frio posta ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc nao ver que lá tem o egito e o egito é super quente
      em programaçoes de tv mostra a africa super quente ....?
      agr só falta tuh nao saber

      Excluir
    2. Eu também queria saber isso. Afinal, África não é só o Egito.

      Excluir
    3. A maior parte do continente é quente (Clima desértico,equatorial,tropical e semiárido), porém também apresenta climas frios como os invernos mediterrâneos e o frio de montanha.

      Excluir
  2. Os climas tropicais e equatoriais são quentes, o Mediterrâneo é temperado,mas no deserto do Saara por exemplo, durante o dia é quente e à noite é frio!

    ResponderExcluir
  3. obrigada mais eu tambem queria o mesmo da simone !

    ResponderExcluir
  4. Avá, serio mesmo que lá é quente e frio.

    ResponderExcluir
  5. nos Paises do Quênia e Tanzania as temperatuas medias são entre 10ºC e 21ºC; Na Africa do Sul, Namibía, Lesoto, Botsuana e Suazilandia as temperaturas médias são entre 0ºC e 32ºC; Na região do Egito, Argelia, Líbia, Marrocos e Sudão as temperaturas médias varião entre 5ºC e 40ºC, no centro Africano é predominante o clima Tropical e Equatorial as temperaturas médias são entre 18ºC e 35º e Na Angola, Zambia, Zimbabue, Moçambique, Republica Democrática Do Congo, Ruanda, Madagascar e Malaui as temperaturas médias varião entre 10ºC e 34ºC devido a altitude.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Mim dugao pq no continente africano predominam climas quentes ?

    ResponderExcluir
  9. Mim dugao pq no continente africano predominam climas quentes ?

    ResponderExcluir