segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O CLIMA DA ÁFRICA

A distribuição climática da África é basicamente determinada pela latitude das diferentes regiões, estruturadas em faixas simétricas nos hemisférios norte e sul, a partir da linha do equador, que passa pelo centro do continente. Distingue-se em primeiro lugar uma zona de clima equatorial (bacia do Congo, Gabão, Camarão, orla sul do golfo da Guiné e zonas elevadas da África oriental), extremamente úmida e de temperatura elevada, embora moderada pelas chuvas constantes; a oscilação térmica é reduzida, com médias de 25o C. Estendem-se em seguida duas zonas tropicais, ao norte (Sudão) e ao sul (bacia do Zambeze), com estação úmida no verão e seca no inverno.
O Saara e o Kalahari, respectivamente nos hemisférios boreal e austral, constituem duas extensas faixas de clima desértico, muito seco e de grandes amplitudes térmicas -- altas temperaturas durante o dia e rápido esfriamento à noite. Por último, os extremos setentrional e meridional do continente -- o Atlas e a região do Cabo --_ apresentam clima de tipo mediterrâneo seco, com chuvas na primavera e no outono e estiagem no verão. A altitude oceânica e os cursos fluviais introduzem algumas variantes climáticas regionais no esquema geral.
Fonte: Barsa


12 comentários:

  1. obrigada mais eu queria saber se era clima quente ou frio posta ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc nao ver que lá tem o egito e o egito é super quente
      em programaçoes de tv mostra a africa super quente ....?
      agr só falta tuh nao saber

      Excluir
    2. Eu também queria saber isso. Afinal, África não é só o Egito.

      Excluir
    3. A maior parte do continente é quente (Clima desértico,equatorial,tropical e semiárido), porém também apresenta climas frios como os invernos mediterrâneos e o frio de montanha.

      Excluir
  2. Os climas tropicais e equatoriais são quentes, o Mediterrâneo é temperado,mas no deserto do Saara por exemplo, durante o dia é quente e à noite é frio!

    ResponderExcluir
  3. obrigada mais eu tambem queria o mesmo da simone !

    ResponderExcluir
  4. Avá, serio mesmo que lá é quente e frio.

    ResponderExcluir
  5. nos Paises do Quênia e Tanzania as temperatuas medias são entre 10ºC e 21ºC; Na Africa do Sul, Namibía, Lesoto, Botsuana e Suazilandia as temperaturas médias são entre 0ºC e 32ºC; Na região do Egito, Argelia, Líbia, Marrocos e Sudão as temperaturas médias varião entre 5ºC e 40ºC, no centro Africano é predominante o clima Tropical e Equatorial as temperaturas médias são entre 18ºC e 35º e Na Angola, Zambia, Zimbabue, Moçambique, Republica Democrática Do Congo, Ruanda, Madagascar e Malaui as temperaturas médias varião entre 10ºC e 34ºC devido a altitude.

    ResponderExcluir
  6. Nem li o texto '-' preferi ler os comentários e ver se eu axava uma resposta melhor e mais resumida

    ResponderExcluir
  7. essa merdinha de merda merdosa da merda isso e horrivel hueheueheuehuheubrbrbrbr

    ResponderExcluir